Instrucciones a los autores es | Instruções para os autores pt | Authors guidelines en

INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

A Revista Latinoamericana de Medicina Sexual – ReLaMS é órgão de divulgação da SLAMS – Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual e visa a divulgação de trabalhos cujo objeto de estudo seja qualquer das facetas da sexualidade humana na forma de publicação eletrônica. O conteúdo dos artigos a serem publicados deverá ser comprovadamente de interesse da sexologia.

Os artigos recebidos serão avaliados e revisados, sua publicação efetiva dependerá de critérios de espaço e pertinência, definidos única e exclusivamente pelos editores responsáveis e seu conselho editorial. A Revista Latinoamericana de Medicina Sexual – ReLaMS tem o direito de recusar originais inadequados, assim como sugerir modificações quando o comitê editorial julgar necessário.

Uma vez que o trabalho seja aprovado, será propriedade desta revista e não poderá ser utilizado sem autorização expressa da Revista Latinoamericana de Medicina Sexual – ReLaMS.

Os autores são responsáveis exclusivos por todas as opiniões expressas e não refletem a opinião dos editores.

Os originais poderão ser escritos na forma de: artigo original, artigo de atualização, revisão, mini revisão, meta-análise, comunicação resumida, relato de caso, experiência pessoal do(s) autor(es), debate, discussão, opinião; em português, espanhol ou inglês.

Para submeter um artigo para uma das próximas edições da revista, siga as seguintes instruções:

  • Os textos deverão ser digitados na fonte Arial, tamanho 12, espaço simples, margem padrão do Word para Windows, sem formatação.
  • Título do artigo
  • Título do artigo resumido (máximo de 70 caracteres)
  • Nome(s) do(s) autor(es) (máximo de 5 autores)
  • Títulos e créditos de cada autor, cidade e país (exemplos abaixo)

Médica Ginecologista e Obstetra da Clínica Vivendas; aluna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sexualidade da FAMERP - Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto (SP), Brasil.

Urologista; Chefe da Clínica de Urologia e Professor Adjunto de Urologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Professor Adjunto de Urologia da Universidade Gama Filho; Assistente Doutor do Serviço de Urologia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

  • Informação completa para contato: endereço completo, telefones, fax e e-mail do autor principal.
  • Foto colorida do autor principal (com resolução de 200 a 300 dpi), enviada separadamente.
  • Resumo em espanhol, português e inglês (Abstract). Deverá conter: objetivos, métodos, resultado e conclusões:

artigo original, artigo de atualização, revisão, mini revisão, meta-análise (máximo de 250 palavras);

comunicação resumida, relato de caso, experiência pessoal do(s) autor(es), debate, discussão (máximo de 150 palavras).

  • Palavras-chave em espanhol, português e inglês (Keywords) (de 3 a 5); as quais poderão ser obtidas no Medical Subject Headings (MeSh) do Index Medicus (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/meshbroowser.cgi).
  • O texto deverá ser apresentado de acordo com as especificações dos formatos: artigo original, artigo de atualização, revisão, mini revisão, meta-análise, comunicação resumida, relato de caso, experiência pessoal do(s) autor(es), debate, discussão, opinião.
  • Figuras na forma digital com a maior resolução e qualidade possível (com o máximo de 22,5 cm de largura) perfeitamente numeradas e identificadas, deverão ser enviadas separadamente. A lista das legendas deverá ser colocada no arquivo do manuscrito, em uma página, após as referências bibliográficas. É imprescindível mencionar a fonte dos autores com a data da publicação (listá-los nas referências bibliográficas), ou se foram elaboradas pelos autores do artigo. A revista se reserva o direito de recusar as figuras que não tenham qualidade ou sejam inapropriadas, assim como quando o trabalho incluir um número excessivo de figuras.
  • As tabelas deverão ter um formato sucinto. Deverão ser numeradas com algarismos arábicos, com numeração consecutiva independente das figuras, e apresentados com os respectivos títulos. É imprescindível mencionar a fonte dos autores com a data da publicação (listá-las nas referências bibliográficas), ou se foram elaboradas pelos autores do artigo.
  • Todos os artigos devem ser acompanhados de:

Uma carta de apresentação, assinada pelo(s) autor(es), atestando que o artigo e/ou a investigação respeitou os princípios éticos da profissão, na qual deve constar a permissão para a reprodução do material e carta de transferência dos direitos autorais para a Revista Latinoamericana de Medicina Sexual – ReLaMS.

Em caso de pesquisa: aprovação do comitê de ética em Pesquisas com Seres Humanos e Animais da Instituição onde foi realizado o trabalho; termo de consentimento livre informado, quando referente a artigos de pesquisa envolvendo seres humanos.

Declaração de inexistência de conflitos de interesse de cada autor.

  • O artigo deverá ser enviado nos formatos: Word e PDF.
  • O envio dos artigos e das figuras será realizado por meio do e-mail: relams@slamsnet.org.
  • O autor principal do artigo será o responsável pela correspondência e será quem receberá todas as comunicações, assim como o PDF do artigo.
  • Os autores serão comunicados sobre o recebimento e a aprovação do original pelo Conselho Editorial.
  • Não serão aceitos trabalhos impressos.

 

 

ESPECIFICAÇÃO DOS FORMATOS DOS ARTIGOS:

  • Artigos originais deverão obedecer à sequência: Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados, Discussão e/ou Conclusão, Referências, com 4000 palavras (excluídos resumo, referências, tabelas e figuras), e com aproximadamente 50 referências.
  • Deverão ser apresentados com introdução, desenvolvimento do tema, conclusão e referências:

Artigos de atualização e revisão com 5000 palavras (excluídos resumo, referências, tabelas, quadros, figuras), e aproximadamente 100 referências.

Mini-revisão: 3000 palavras e aproximadamente 50 referências.

  • Relatos de caso deverão apresentar: introdução, descrição do caso, discussão e conclusão (3000 palavras; excluídos resumo, referências, tabelas e figuras), aproximadamente 50 referências.
  • Sequência livre, porém sem perder a objetividade científica:

Meta-análise: 4000 palavras (excluídos resumo, referências, tabelas e figuras), e com número de referências ilimitado.

Comunicação resumida: 1500 palavras (excluídos resumo, referências, legendas), e com aproximadamente 10 referências.

Experiência pessoal, debate, discussão: 3000 palavras (excluídos resumo, referências, tabelas e figuras), e com aproximadamente 50 referências.

  • Painel de opiniões destinado à publicação, nas diferentes áreas da sexualidade humana desde novidades diagnósticas, novas terapias e/ou terapêuticas de aplicação corrente (drogas). Tem por objetivo comentar ou discutir seu ponto de vista e/ou trabalhos publicados nessa ou em outras revistas ou opiniões expressas pelos autores na própria seção do Painel. Com o máximo de 300 palavras, sem referências ou com (máximo de 5).

 

ABREVIAÇÕES
Deverão ser evitadas, porém quando necessárias, deverão ser especificadas na primeira vez em que forem usadas. Evitar também expressões incomuns.

 

PALAVRAS ESTRANGEIRAS
As palavras estrangeiras deverão ficar em itálico, exceto nas referências.

 

NOTAS DE RODAPÉ
Deverão ser evitadas, no entanto, quando realmente indispensáveis, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e listadas, após as referências, em página separada, intitulada “Notas”.

 

ANEXOS
Os anexos deverão ser apresentados em uma página após as referências. Use anexos somente se isso for realmente imprescindível para a compreensão do texto.

 

CITAÇÕES
As citações deverão ser identificadas no texto pelo sobrenome do autor (Silva, 1996), ou pelo nome de entidades (OMS, 2010), seguido da data de publicação do documento; no caso de dois autores, usar a conjunção “e” (Tan e Ng, 1999); mais de dois autores usar “et al.” (Abdo et al., 1997). Quando houver vários autores na mesma citação, colocá-los por ordem de data da mais antiga à mais recente, quando houver mais de um autor no mesmo ano, colocá-los por ordem alfabética (Grazziottin e Giraldi, 2006; Círico, 2007; Gotardo, 2007; Palma e Portugal, 2009). Não citar utilizando números, exemplo: “no estudo o fator de risco mais prevalente foi o diabetes (1)”.

A citação literal de um texto precisa estar entre “aspas” e exige a referência ao número da página do trabalho de onde foi copiada. Até 3 linhas, fica na mesma frase, mais de 3 linhas, em um novo parágrafo.

Citações de obras antigas e reeditadas devem trazer a data de publicação original e a data da publicação consultada.

Citações de obras não consultadas, mencionar “apud”, exemplo: Segundo Kinsey (1953, apud Kaplan, 1977) e listar a publicação nas referencias.

 

REFERÊNCIAS
Deverão ser apresentadas em ordem alfabética com base no último sobrenome do autor principal seguido das iniciais de seus nomes ou das organizações. Os títulos dos trabalhos deverão permanecer no idioma original. A apresentação deverá estar baseada no formato denominado “Vancouver Style”, conforme exemplos abaixo, e os títulos de periódicos deverão ser abreviados de acordo com o estilo apresentado pela List of Journal Indexed in Index Medicus, da National Library of Medicine e disponibilizados no endereço: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals.

NÃO incluir material não publicado ou comunicações pessoais na lista de referências. Quando imprescindível, é recomendado fazer citação apenas no texto.

Para todas as referências, citar todos os autores.

 

Artigos de periódicos impressos
Tobo PR, Barbosa AS, Barbosa LG, Spinola-Castro AM, Moreira-Filho CA. Three novel mutations in the androgen receptor gene associated with partial androgen insensitivity syndrome: H570R, G589E and S759T. Einstein. 2003;1(1):1-3.

 

Artigos de periódicos eletrônicos
Babcoc HM, Fraser V. Clinical experience with linezolid: A case series of 53 patients. Infect Dis Clin Pract [Internet]. 2003 [acessado em 2003 Fev 18];11(4):[20 p.]. Disponivel em: http://gateway2.ovid.com/ovidweb.cgi.

 

Livros
Ratnoff OD, Forbes Ch D. Disorders of hemostasis. 3a ed. Philadelphia: Saunders; 1996.

 

Capítulo de livros
Marcus AJ. Platelets and their disorders. In: Ratnoff OD, Forbes Ch D (ed.). Disorders of hemostasis. 3a ed. Philadelphia: Saunders; 1996. p.79-137.

 

Trabalhos apresentados em congressos
Mioni G, Vallone C, Franzon R, Messa P. Hypercloremic acidosis and base balanced in renal transplant [abstract]. Kidney Int. 1993;44(6):1397. [Apresentado no 34º. Congress of the Italian Society of Nephrology; 1993 Mai 18-22; Pisa, Itália].

 

Teses
Ramos MLT. Avaliação das análises ergonômicas em home care para idoso publicadas na literatura médica de 1980 a 2001 [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2001.

 

DIVERSOS
Também serão aceitos: temas não médicos, porém de interesse para o tema da sexualidade; poesias; textos e imagens de humor; esculturas e pinturas realizadas pelos autores; anúncio de eventos a serem realizados. As imagens deverão ter de 200 a 300 dpi.

Sociedad Latinoamericana de Medicina Sexual - SLAMS relams@slamsnet.org