Sociedad Latinoamericana de Medicina Sexual - SLAMS

Sociedade Latinoamericana de Medicina Sexual - SLAMS

Latin American Chapter of the International Society for Sexual Medicine - ISSM

Fundada em 1990

Novembro 2017
Junta Diretiva
2017 - 2019

Presidente
Adrián Momesso (Argentina)

Vice-Presidente
Joao Afif Abdo (Brasil)

Secretário Geral
Alejandro Carvajal Obando (Colombia)

Tesoureiro
Fernando Facio (Brasil)

Comitê Executivo

Vocales
Eduardo Bertero
Maria Malen Pijoan
Ralmer Nochimówski Rigoletto
Arai Vela Mosquera

Ex Officio
Eusebio Rubio-Aurioles (México)
Sidney Glina (Brasil)
Luiz Otavio Torres (Brasil)
Miguel Alfredo Rivero (Argentina)
Geraldo Faria (Brasil)
Edgardo F. Becher (Argentina)

Editor de e-SLAMS
Adrián Momesso (Argentina)

Secretaria Geral
Sra. Adriana
info@slamsnet.org
www.slamsnet.org

Neste número
 
Editorial
Take-home messages SLAMS 2017
Resumo Congresso SMSNA
Agenda científica
 

Como ser sócio da SLAMS/ISSM

Para ser socio da SLAMS,você deve ser socio da ISSM. Os Socios da ISSM que pertencem aos países latinoamericanos, automaticamente integram a SLAMS. Isto não significa nenhum gasto adicional:

www.slamsnet.org/pt/socios

Subscrição

  • Se você deseja receber e-SLAMS, você deve se comunicar via e-mail com a Secretaria-Geral: info@slamsnet.org
  • Para cancelar a subscrição, clique aqui.



Visite SLAMS en ...
www.slamsnet.org

Editorial

Queridos colegas

O XIV Congresso da SLAMS, realizado em Lima, Peru, foi um excelente encontro. Contou com a participação de aproximadamente 300 assistentes de toda a América Latina e teve um programa de grande nível científico. Também queremos agradecer ao apoio da industria, que mais uma vez se somou aos nossos esforços.

Durante o Congresso, tive a honra de ser eleito para presidir a nossa Sociedade nos próximos dois anos. Quero agradecer a todas as diretorias anteriores por sua dedicação e empenho à nossa Sociedade.

Nosso objetivo é, nos próximos anos, trabalhar arduamente na educação continuada em Medicina Sexual, que será uma das nossas prioridades, através da organização e participação em congressos e reuniões de especialidades afins. Por outro lado, mais uma vez a SLAMS tem o grande compromisso de organizar o próximo congresso na cidade de São Paulo, Brasil, em 2019.

Agradeço aos nossos parceiros a confiança e garanto que não haverá falta de trabalho e compromisso por parte desta nova direção para que possamos atingir nossos objetivos.

Convidamos você a visitar nosso site periodicamente para conhecer nossas atividades. Um grande abraço,

Adrián Momesso
Presidente SLAMS

Take-home messages SLAMS 2017

XIV Congresso da Sociedade Latinoamericana de Medicina Sexual
Lima, Perú
7 a 9 de setembro de 2017

1. Las disfunciones sexuales masculinas – Néstor Avilés (Perú)

2. Las disfunciones sexuales femeninas – Lucia Lara Alves (Brasil)

3. El bajo deseo sexual en el hombre y la mujer – Lucía Báez (Argentina)

4. Los nuevos tratamientos para la disfunción sexual – Néstor Avilés (Perú)

5. La diversidad sexual – Roberta Rodrigues Alves Torres (Brasil)

6. La salud y las patologías penianas – José Antonio Arrus (Perú)

7. Las terapias de reemplazo hormonal – Leonardo Messina (Brasil)

8. La cirugía sexual – Ernesto Castillo (Perú)

9. La terapia sexual – Fernanda Robert de Carvalho Santos Silva (Brasil)

Resumo Congresso SMSNA

Nos dias 26 a 29 de outubro de 2017, realizou-se o Congresso da Sociedade Norte-Americana de Medicina Sexual (SMSNA) na cidade de San Antonio no Texas (USA).

Este encontro caracteriza-se por uma profunda visão das diferentes patologias envolvidas na Medicina Sexual, inclusive nos últimos anos envolvendo disfunções sexuais tanto masculinas quanto femininas. Existe uma proporcionalidade, em um programa científico bastante equilibrado de ciências básicas, clínicas, pesquisa e, também, tratamento médico e cirúrgico das diferentes disfunções sexuais.

Entre os diferentes tópicos discutidos nesse Congresso, destacamos:

  1. O tratamento da dor genital e escrotal (L. Levine), onde depois de recomendar um estudo aprofundado das muitas etiologias, e se for encontrado, tratá-las,além disso, a desnervação microcirúrgica do cordão espermático é mencionado como uma alternativa o paciente que quer manter o testículo. É essencial realizar um teste terapêutico com infiltração do cordão espermático com bupivacaína antes, para ver se o paciente pode se beneficiar dessa técnica.
  2. A Reabilitação Peniana (J Mulhall) tem muito mais seguidores do que opositores. A maioria continua a usar inibidores da fosfodiesterase 5 como a principal alternativa, e foram incluídos protocolos que incluem seu uso entre duas semanas antes e duas após a cirurgia radical, geralmente em doses baixas, aumentando-as para até seis semanas. Em seguida, deve ser definido se há ou não uma resposta à medicação, para definir uma continuidade do mesmo ou um início de terapia intracavernosa ou outras alternativas. É importante notar que os piores resultados no desempenho sexual em pacientes são vistos nas 16 semanas após a cirurgia e provavelmente são resultado do processo de "colagenização" do corpo cavernoso.
  3. Destacamos entre os pôsteres, o trabalho diário de Tadalafila como uma nova opção de tratamento para a doença de Peyronie. Com base no estudo de Ferrini (2006), ele menciona como ele pode evitar a formação de placa em ratos e no trabalho de Serefoglu (2011) com seu efeito antifibrótico em pacientes submetidos à prostatectomia radical. Embora o trabalho mencione sua possível utilidade, ele tem apenas 66 pacientes e requer um maior número e um maior tempo de acompanhamento dos pacientes.
  4. O tratamento da disfunção eréctil e Peyronie (S Wilson) tem pasado porvárias etapas,dentre elas: prótese insuflável mais plicaturas (Morey), incisão na placa mais implante (Ralph), o implante mais " Scratch "(Perito) ou a prótese mais a ressecção da placa e enxerto (Levine, Carrion, Kholer). Definitivamente, "modelagem" em casos de curvaturas inferiores a 40 graus, continua sendo uma alternativa não invasiva e efetiva em muitos pacientes submetidos a próteses.
  5. O Dr. Steve Wilson mencionou alguns dos detalhes cirúrgicos que anos de experiência lhe ensinaram: Não recomenda o implante duplo de esfíncter urinário artificial e prótese peniana inflável no mesmo ato cirúrgico e possivelmente adiar a prótese. Não conhecer o paciente antes da cirurgia provavelmente resultará em um paciente não satisfeito e colocar reservatórios ectópicos, depois de conhecer muito bem a localização em retzius do mesmo, às vezes pode causar complicações inesperadas.
  6. Entre muitas mensagens relacionadas ao processo cirúrgico de implantação de prótese peniana, vale a pena ressaltar que dos poucos motivos que retornam urgentemente à sala de cirurgia são: Abertura da ferida com sangue precoce ou drenagem purulenta, infecção notória do Implante com saída de pus, isquemia da glande após um implante de prótese ou uma viscera intra-abdominal perfurada.
  7. A ESSM (Sociedade Europeia de Medicina Sexual) realizou um bloco de conferência onde mencionaram a cascata de eventos após a cirurgia pélvica radical, especialmente o papel das citocinas e espécies reativas de oxigênio na neuropraxia, a perda de erecções noturnas relacionada ao dano das artérias pudendas acessórias e hipoxia cavernosa agravada por fatores como TGF beta, Endotelina 1 e redução de PGE1. Eles também referiram o possível papel das ondas de choque de baixa intensidade em pacientes com disfunção eréctil vascular puro, com transtornos de veno-oclusão e e não-respondedores aos medicamentos orais, a DE neurogênica e diabéticos, mas precisa ainda ter estudos a longo prazo, com detalhes técnicos do tipo de ondas e protocolo a utilizar.
  8. A testosterona eo risco cardiovascular foram mencionados especialmente falando sobre estudos que sugeriram seu relacionamento (Finkle 2014, Basaria 2010, Vigen 2013, Xu 2013), mas com um desenho metodológico inadequado e com muitos outros trabalhos falando sobre a terapia de substituição como fator de proteção.

Alejandro Carvajal O
Secretario General SLAMS

Agenda Científica

3rd Biennial Meeting of South Asian Society for Sexual Medicine (SASSM)
19 al 21 de noviembre de 2017
Colombo, Sri Lanka
Informes: www.sassm2017.org

Simposio "Medicina Sexual 2017"
7 de diciembre de 2017
Mar del Plata, Argentina
Organizado por la Sociedad Latinoamericana de Medicina Sexual (SLAMS)
Programa del Simposio
A desarrollarse durante las XXXII Jornadas Nacionales para los Médicos Residentes de Urología y XI Jornadas Latinoamericanas para los Médicos Residentes de Urología, del 7 al 9 de diciembre.
Informes: info@slamsnet.org

ISSWSH Annual Meeting 2018
8 al 11 de febrero de 2018
San Diego, Estados Unidos.
Organizado por International Society for the Study of Women's Sexual Health
Informes: www.isswshmeeting.org

World Meeting on Sexual Medicine. 20th Congress of the European Society for Sexual Medicine. 21st World Meeting of the International Society for Sexual Medicine
28 de febrero al 3 de marzo de 2018
Lisboa, Portugal
Informes: issmessm2018.org

33° Congreso Anual de la Asociación Europea de Urología (EAU)
16 al 20 de marzo de 2018
Copenhague, Dinamarca
Informes: eau18.uroweb.org

14th Congress of the European Federation of Sexology
9 al 12 de mayo de 2018
Albufeira, Portugal
Informes: web.aimgroupinternational.com/2018/efs/

AUA 2018 Annual Meeting
18 al 22 de mayo de 2018
San Francisco, Estados Unidos.
Organizado por la American Urological Association (AUA)
Informes: www.aua2018.org

XIX Congreso Latinoamericano de Sexología y Educación Sexual: "Sexualidad y erotismo: desafíos en clínica y educación" CLASES 2018
26 al 29 de septiembre de 2018
Buenos Aires, Argentina
Organizado por la Sociedad Argentina de Sexualidad Humana (SASH).
Informes: www.clases2018buenosaires.com.ar

Consulte a agenda científica no site SLAMS:

www.slamsnet.org/pt/agenda

Para cancelar a subscrição para [[EMAIL_TO]], clique aqui.
--
Sociedad Latinoamericana de Medicina Sexual (SLAMS) Av. Santa Fe 2926 - (1425) Buenos Aires - Argentina